![]() |
imagem |
Não é segredo para ninguém que desde 2010 sempre amei compartilhar minha vida nesse extenso mundo da internet. Sempre reforço isso, porque de certa forma, faz parte de quem eu sou. Ao longo desses muitos anos de tentativas e falhas, umas das coisas que mais amo falar sobre é minhas leituras. Por umas quatro vezes, se não estou enganada, criei perfis literários no Instagram, mas sempre excluía a conta porque achava mais prático fazer tudo na minha conta pessoal. E foi no segundo semestre de 2024 que criei mais um e seria minha última tentativa.
O processo de começar tudo do zero foi prazeroso e eu não tinha vergonha de postar vídeos diferentes porque haviam poucos conhecidos me seguindo e esses sempre foram os mais dispostos a me ajudar no engajamento ou apenas com apoio moral. Mas sei lá qual motivo as vozes da minha cabeça inventaram, eu desisti mais uma vez e resolvi oficialmente transformar meu perfil pessoal em perfil literário. A mudança seria drástica e para isso eu precisaria seguir uma penca de gente e remover outras - tudo para fazer meu algoritmo entender que agora o foco seria outro.
E pode dar risada, eu fui tola com esse pensamento. Treinar o algoritmo foi muito mais difícil dessa vez, ainda mais com todas as mudanças constantes do Instagram. A cada atualização o aplicativo só piora - concordam? Enfim... vida que segue e eu que lute com as consequências das minhas decisões. Esse não tem sido o processo mais fácil porque muitos dos meus amigos que estão lá não são leitores e não engajam, além disso, não tive muito apoio nessa transição e isso importa porque nos motiva a continuar! Confesso que fiquei um pouco triste com os resultados e andar da carruagem, mas novamente: consequências das minhas decisões passadas.
Foi em um culto no começo de 2024 que senti o Espírito Santo falando comigo "você precisa mudar a rota, esse não é o caminho", mas como tola - mais uma vez - achei que era coisa da minha cabeça. Só que não. Isso tem martelado praticamente todos os dias dentro de mim. Eu preciso mudar a rota e tomar decisões assertivas e concretas ao invés de ficar sempre nessa inconstância que só me atrapalha e nunca irá me trazer resultados ou benefícios.
E é muito fácil chegar aqui e apenas soltar essas palavras. Na prática a coisa muda de figura porque o problema da minha inconstância é que ela é como um vício, uma droga que não consigo largar, sou totalmente dependente. Há anos luto contra e poucas foram as minhas vitórias.
Mas e agora? Venho aqui e faço uma promessa pública? Não. Meu compromisso não é com vocês, meu compromisso é comigo mesma e com Quem me disse para recalcular a rota. Talvez nessa busca por algo que nem sei direito eu tenha me perdido no meio do caminho tentando ser e fazer aquilo que não fui chamada para fazer.
Reconhecer isso exige coragem para ser vulnerável e assumir erros.
Então eu decidi dar uma pausa das redes sociais que mais consumo e tomam horas do meu tempo: Instagram, Tiktok e Twitter - me recuso a chamar de X. Faço esse "detox" todos os anos, mas agora o propósito é outro. É um tempo de entender o que eu quero fazer de verdade e estar de volta ao propósito de algo bom, leve e feliz. Algo que tenha sentido para permanecer firme, constante. Precisei dar dois passos para trás para entender que tipo de passo preciso dar para frente.
Nem sempre retroceder significa fracasso e derrota, as vezes é clareza.
Compreendo totalmente. Eu fiz um canal no Youtube e depois de 5 anos eu vi que não só não rendeu, como eu também não estava feliz com o formato. Voltei a fazer um blog, o público é menor, mas é na escrita que consigo acessar os meus vários e me expressar melhor.
ResponderExcluirSe servir de inspiração, o seu blog está na minha pastinhas de favoritos dos blog que eu acesso toda semana para ver as atualizações :)
as vezes nós precisamos aceitar que algo não funciona ou não é pra gente...
Excluirmuito obrigada pelo carinho, fico muito feliz em saber e irei visitar seu blog também! ❤
Oi Karina,
ResponderExcluirFico feliz em saber que está tirando esse momento pra se reconectar com você mesma. Tenho certeza que irá colher bons frutos dessa decisão :)
Beijos,
Brenshelf
obrigadaaa ❤ é o que espero!
ExcluirPor aqui, também vivo entre idas e vindas com o instagram. O blog ficou, apesar de ter pausas, às vezes bem longas, ele persistiu e resistiu desde 2014.
ResponderExcluirAcredito que as idas e vindas são necessárias para refletirmos sobre nosso propósito e principalmente para nos lembrarmos que a ferramenta deve ser usada por nós e não o contrário.
Beijos - https://fiamavsa.wordpress.com/
verdade! ❤
ResponderExcluir