QUASE AURORA : #BLOGBIRTHDAY: COMO SUPERO O BLOQUEIO CRIATIVO

E-mail

HOME       SOBRE       CONTATO

#BLOGBIRTHDAY: COMO SUPERO O BLOQUEIO CRIATIVO


Penúltima postagem da semana que antecede o aniversário do blog. Ao longo desses dias tenho compartilhado algumas coisas sobre o blog e sobre como faço as coisas e hoje irei abordar o tão temido bloqueio criativo e o que faço para passar por ele.

Bloqueio criativo é algo que atormenta todas as pessoas que trabalham com suas ideias e imaginações. Ninguém é um poço infinito de criatividade, muitas vezes a gente faz o que não gosta só pelo senso de obrigação de ter que fazer algo – o que sou completamente contra.

Como eu já disse em como organizo as postagens do blog, quando estou sem ideia gosto de vagar pela internet a procura de inspirações e é isso que faço quando me encontro sem ideias.

imagem de fundo
Pra mim e talvez para você também, que trabalhamos só com o blog e não temos prazo para produzir nada (salvo os #publipost) é muito mais tranquilo lidar com esse bloqueio porque podemos nos dar tempo para pesquisar, pensar, analisar e produzir.

Cada vez mais tenho lido a respeito slow blogging e pra mim essa ideia de blogar de forma mais lenta, no seu tempo, sem a necessidade de escrever “só pra tampar um buraco” faz todo sentido, além de ser um momento de respiro nos dias de bloqueio criativo.

Você não precisa escrever tudo com pressa, não precisa de tanto imediatismo, tenha seu tempo para pensar se realmente você quer escrever sobre tal assunto e se você o leria. Isso traz até mais valor para o que você escreve.

Acho que existem momentos (como por exemplo, o aniversário do QA) em que valem a pena fazer posts todos os dias durante um determinado tempo, mas existem assuntos que não merecem – e nem devem – ser escritos rapidamente.

Se você quiser ler mais a respeito de slow blogging leia aqui e aqui.

Mas vamos lá que eu prometi compartilhar como supero o bloqueio criativo!

↷ Como falei a pouco, me permito um tempo. Às vezes a ideia não vem porque estou no automático, escrevendo e produzindo coisas sem parar, então só preciso dar uma pausa e respirar para colocar tudo no lugar.

↷ Sair do espaço de trabalho, ir caminhar, tomar um sorvete ajuda bastante! Às vezes a inspiração está escondia em coisas não óbvias, ou simplesmente brota enquanto você está comendo um hambúrguer artesanal (e sim, isso já aconteceu comigo).

↷ Voltar aos gostos do passado é outra coisa que me ajuda bastante! Dou uma olhada no Tumblr, que é uma rede social que amaaaaava horrores durante da adolescência ( e vez ou outra acesso – já que fiz uma conta nova), escuto as músicas melosas da primeira década dos anos 2000 etc...

↷ Sempre tenho anotado uma lista com ideias de posts que utilizo para esses dias que não tenho nada e quero muito atualizar o blog. Ter uma lista salva-vidas é uma mão na roda!

Essas são as três formas que utilizo para passar pelo bloqueio criativo. Espero que tenham gostado e me contem nos comentários o que você faz para passar por isso.




Postar um comentário

Obrigada por comentar. Responderei o mais rápido possível. ❤

Acompanhe