QUASE AURORA : #BLOGBIRTHDAY: COMO ORGANIZO OS POSTS

E-mail

HOME       SOBRE       CONTATO

#BLOGBIRTHDAY: COMO ORGANIZO OS POSTS

Achei que seria interessante - já que estou compartilhando algumas coisas sobre o blog - mostrar para vocês como faço para organizar os posts que escrevo aqui. Alguns acontecem na hora que sento diante do computador (momentos raros em que a inspiração é ligeira), mas muitos são feitos com planejamento e é sobre eles que irei falar.

imagem de fundo
Existem dias que estou super inspirada e com mil ideias na cabeça, outros que estou meio pensativa e ainda assim a coisa flui, mas existem dias que nada surge, então vou começar falando sobre eles.

Recorro ao Pinterest e enquanto vou vendo várias fotos algo me inspira para escrever, também vou visitando blogs (alguns que já conheço e outros que descubro em grupos do Facebook). Vira e mexe tem sempre alguém compartilhando "100/50/30 ideias de posts para o seu blog".

Vou para as categorias que se encaixam com o blog e vejo as sugestões, se algo me atrair, dou uma conferida para saber se já escrevi a respito, caso não, anoto em um caderno e depois é partir para a escrita.

Mês passado fiz uma lista com vários posts para caso eu participasse do beda, como não participarei, tenho ideias não só para esse mês, mas para o próximo.

Anoto as ideias que vejo na internet em um caderno e algumas vezes até escrevo o próprio post (amo escrever à mão), também anoto ideias que surgem pelo caminho no celular. São sempre só nesses dois lugares para não acabar perdendo-os.

Nos dias que estou facilmente inspirada, a ideia simplesmente surge! Então eu já sento e começo a escrever e caso eu esteja na rua, faço no bloco de notas do celular e se o lugar for o tema do post é provável que eu faça as fotos lá mesmo.

Feito os posts, partimos para as fotos. É raro eu fazer as fotos, então sempre uso de sites que disponibilizem gratuitamente. Algumas vezes acontece de estar no Pinterest e uma ilustração me inspirar para algum texto então eu prefiro usá-la (já que é a fonte da ideia) e aí vou buscar o outor da ilustração (caso não encontre deixo o link de onde encontrei no Pinterest - sei que essa não é a melhor forma, mas se eu quero muuuuuuito usá-la é o que faço).

No final do blog tem um recado dizendo onde busco minhas fotos e caso o autor de algumas delas queira que seja creditada melhor ou removida, estou a disposição através do email. 

Eu também gosto de usar o Canva para produzir algumas fotos como a desse post, por exemplo.

gif
Voltando para os posts, dificilmente deixo-os só no rascunho. Abro o calendário e vejo a última data de postagem no Quase Aurora e o intervalo de dias que quero que tenha para a próxima. Anoto as datas que pretendo postar ao longo do mês no mesmo caderno que escrevo as ideias e o nome da postagem ao lado.

Escreveo entre parênteses se a publicação está programada, no rascunho (o que significa que está incompleta) e se não foi feito nada.

Sempre deixo os posts programados não só com data, mas com hora e geralmente às 7h da manhã ele já está no ar. Quando a publicação é enviada recebo uma notificação em um aplicativo que uso para compartilhar nas minhas redes sociais (Crowdfire). Faço as alterações que quero na chamada e escolho se quero publicar na hora ou no melhor horário daquela rede social.

Depois que compartilho nas minhas redes é hora de compartilhar nos grupos. Usava o Google+ (que chegou no fim da atividade esse mês) e Facebook, algumas poucas vezes compartilho no Twitter e no WhatsApp.

Acho que consegui explicar bem toda a dinâmica da organização dos posts e divugação. Até o momento essa é a melhor forma que encontrei e que faço no automático sem precisar pensar muito, mas agora me conta: Gostou? Como funciona a organização do seu blog?




Postar um comentário

Obrigada por comentar. Responderei o mais rápido possível. ❤

Acompanhe