Quero deixar claro logo no começo desse post que não sou uma pessoa 100% positiva. Sou ser humano com tendências a falhas e mudanças, os sentimentos e opiniões podem mudar com frequência, mas eu tento manter o máximo possível uma vida equilibrada, feliz e positiva. E como vocês bem sabem, gosto de compartilhar coisas boas, então porque não fazer esse post? Hoje quero falar sobre algumas atitudes que tomei e transformaram minha vida.
⤿ Aprender a lidar com os problemas
Se tem uma coisa que eu aprendi na marra foi que o que está ao meu alcance, não só posso como devo fazer, mas o que não está não deve ficar me preocupando de forma exagerada. Devo ir até onde meu braço alcançar, fazer o que é possível e o resto, bem... é resto! Depois que entendi isso aprendi que problemas sempre existirão e que costumam aparecer em momentos inoportunos, mas que se eles não podem ser resolvidos agora não adianta me descabelar por isso e minha saúde mental agradece.
⤿ Focar nas coisas boas
Essa frase é muito clichê, mas é muito verdade. Quando o mundo está caindo ao meu redor começo a pensar nas coisas boas que me aconteceram dentro de 3 meses ou até um ano. Isso me ajuda muito a parar de lamentar pelas coisas que não aconteceram e a ser grata por tudo que tenho, pelos privilégios que tenho na vida, como por exemplo: poder enxergar.
Quando eu foco nas pequenas coisas que para alguns são "banais" ou passam despercebidas, mas que influenciam grandemente a minha vida, consigo tirar o foco das coisas ruins. A vida não é e nunca será um mar de rosas, mas não dá para viver pensando só no que pode dar errado, no que deveria acontecer e não aconteceu ou no dia em esqueci o guarda-chuva e choveu.
⤿ Praticar a gratidão
E quando digo praticar é agradecer por cada mínima coisa que acontece. A oportunidade de ir ao cinema, ter um teto em uma noite chuvosa, doar comida ou roupa para quem precisa, agradecer pelo serviço que algum funcionário presta, dizer obrigada para a pessoa que me ajudou. Gratidão muda muito nossa vida, nosso humor e até nossa aparência física! Como cristã eu levo isso muitíssimo a sério! Todos os dias quando oro, começo minha infinita lista de coisas pela qual sou grata, até mesmo as coisas ruins que me ensinaram a amadurecer - porquê tudo tem um propósito para acontecer.
⤿ Cercar-se de coisas boas
Outra coisa que parece muitíssimo clichê mas carrega muita verdade, explico com exemplo: Você com certeza conhece uma pessoa negativa, que só sabe fazer comentários desagradáveis e que causa muito mal estar. É ou não é horrível estar ao lado de pessoas assim? MUITO! Não dá nem vontade de compartilhar sua vida com esse tipo de gente, por isso sou extremamente seletiva com minhas amizades e com as coisas que conto a respeito dos meus sonhos, do meu dia a dia...
Eu quero gente positiva, agradável e que saiba fazer críticas construtivas ao meu lado e não pessoas que só querem me colocar para baixo, desmerecer meu trabalho ou sofra do mal da inveja. É por isso que digo que prefiro ter poucos e bons amigos, do que muitos e péssimos. Mas quando falo de cercar-se de coisas boas não me refiro só a pessoas, mas aos ambientes também. Gosto de lugares que me tragam paz e prazer em estar ali.
⤿ Pensar que o melhor estar por vir
Eu poderia ser uma pessoa extremamente negativa com base nas coisas que não aconteceram, nos projetos frustrados, nas doenças e nos acidentes que me aconteceram, porém, sou muitíssimo grata simplesmente por ter vida e minha família e isso me faz ser positiva e crer que melhor estar por vir. Quanto mais você focar nas coisas que não aconteceram, menos você conseguirá ter uma vida mais leve e terá menos vontade de superar os obstáculos.
E quando falo sobre focar no lado bom não digo que devemos ignorar as coisas ruins e achar que tudo vai dar certo, como disse no começo do post, coisas ruins acontecem, mas não devemos nos prender a elas. A vida continua tendo perdas e ganhos e nós devemos aprender a continuar também. É como diz a música: "What doesn't kill you makes you stronger/ What doesn't kill you makes a fighter". Coloque isso na parede do seu quarto, supere as dificuldade ao longo do caminho, seja grata pelos pequenos acontecimentos e viva feliz!
| Querida leitora, estou viajando sem meu notebook, por isso esse post teve que ser programado, mas não se preocupe que seu comentário será respondido em breve! 😉
Super concordo com as dicas ^^
ResponderExcluirObrigada!! ❤️
ExcluirEu também não sou nada otimista, daquelas que sofre por antecipação dias/meses antes de algo :/ Mas eu estou tentando trabalhar o pensamento positivo, principalmente o "praticar a gratidão"
ResponderExcluir<3
Quando começamos a praticar percebemos que é mais simples e fácil do que parece!
ExcluirBeijo enorme ❤️